top of page

Empoderar a Juventude através da Educação Agrícola: O Programa da Escola de Algodão JFS-RESET

  • Foto do escritor: Fundação RESET
    Fundação RESET
  • 27 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura


O acesso à educação e o desenvolvimento de infra-estruturas são fundamentais para o crescimento sustentável das comunidades. Em alinhamento com este propósito, o Programa da Escola de Algodão JFS-RESET foi lançado em 2012 para integrar a educação agrícola nos currículos escolares em Moçambique. Até 2024, o programa tinha sido totalmente implementado em seis escolas, impactando positivamente cerca de 80 jovens estudantes.



Visão Geral do Programa


1. Integração Educacional

O programa colabora com vinte escolas-piloto, fornecendo apoio técnico aos professores e capacitando tanto educadores como estudantes em práticas agrícolas. Cada escola participante estabelece um pequeno campo de algodão, que serve como plataforma prática de aprendizagem.


2. Formação Agrícola Prática

Os estudantes participam num processo de aprendizagem prática, envolvendo-se em actividades como plantio, colheita, ensacamento, pesagem e contabilização dos resultados anuais. Para garantir a segurança, todas as tarefas perigosas, incluindo tratamentos com pesticidas, são realizadas pelos técnicos de campo do JFS-RESET.


3. Incentivos Económicos

O algodão em caroço colhido é comprado a um preço especial, e os fundos gerados são convertidos em bens essenciais para as escolas, como papel, materiais e carteiras. Esta abordagem não só apoia a infra-estrutura educativa, como também promove entre os estudantes um sentido de compreensão económica e responsabilidade.



Impacto e Sustentabilidade


1. Desenvolvimento de Competências

Ao integrar a formação agrícola no sistema educativo, o programa dota os estudantes de competências práticas directamente aplicáveis nas suas comunidades, promovendo a auto-suficiência e o empreendedorismo.


2. Envolvimento Comunitário

O programa fortalece a relação entre as escolas e a comunidade em geral, promovendo esforços colaborativos no desenvolvimento agrícola e na sustentabilidade.


3. Alinhamento com Práticas Sustentáveis

O compromisso do Grupo JFS RESET com a agricultura sustentável é ainda evidenciado pela obtenção da certificação regenagri, tornando-o a primeira empresa em Moçambique a alcançá-la. Esta certificação reforça a dedicação do grupo às práticas agrícolas regenerativas, beneficiando tanto os produtores como o ecossistema.



O Programa da Escola de Algodão JFS-RESET exemplifica como iniciativas educativas podem ser adaptadas para responder às necessidades económicas e ambientais locais. Ao integrar a educação agrícola nas escolas, o programa não só enriquece a experiência de aprendizagem, como também contribui para o desenvolvimento comunitário e para práticas agrícolas sustentáveis.



A Fundação RESET está comprometida com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).O Programa da Escola de Algodão JFS-RESET está ligado a vários ODS.

















Os ODS, também conhecidos como Objectivos Globais, foram adoptados pelas Nações Unidas em 2015 como um apelo universal à acção para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que, até 2030, todas as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade.


 
 
bottom of page