A Fundação RESET foi lançada através de financiamento privado do seu fundador. A Fundação RESET posiciona-se como uma organização de impacto, onde as fontes de financiamento devem ser diversificadas, incluindo doações de entidades interessadas, nacionais ou internacionais, bem como a possibilidade de geração de receita própria através da prestação de serviços de impacto. A Fundação RESET poderá ainda vir a deter participações em negócios sociais de alto impacto. A Fundação RESET fará a publicação anual do relatório e contas, devidamente auditado, de acordo com as normas em vigor. A Fundação irá também desenvolver serviços próprios, assegurando que tais serviços não sejam comercializados por outras entidades incluindo as associadas aos fundadores. Essa medida visa evitar possíveis conflitos de interesse, garantindo a independência e a transparência nas operações da fundação.
A Fundação RESET, no seu pacto social, incumbe aos órgãos sociais e a todos os colaboradores, assegurar a protecção e a conservação do património físico, financeiro e intelectual, devendo os recursos da Fundação serem usados de forma eficiente, com vista à prossecução da sua missão. Os recursos da Fundação não poderão ser utilizados por terceiros nem pelos seus colaboradores para fins pessoais ou outros fins alheios à Fundação, devendo eventuais excepções serem expressamente autorizadas por escrito pela Administração e restringir-se a situações economicamente irrelevantes e eticamente não reprováveis que derivem de práticas de uso comum.
Impacto
A Fundação RESET é regida segundo os princípios de boa governação, e terá tipologias de financiamento de impacto diversificadas, contribuindo eficazmente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
TRANSPARÊNCIA E FINANCIAMENTO
A Fundação RESET apesar da sua integração no universo RESET é autónoma na sua estratégia, equipa e financiamento.
IMPACTO
Fundação RESET em números
7
Artigos de Investigação & Ferramentas
3
Projetos em co-promoção
3
Diagnósticos Sociais e Avaliações de Impacto
2
Programas de Formação e Capacitação
PRINCIPAIS ODS
A Fundação RESET contribuirá principalmente para os ODS 9 e 4.
Promover e implementar a investigação científica, atualizar as capacidades tecnológicas nos setores industriais e promover a inovação.
Melhorar a investigação científica, modernizar as capacidades tecnológicas nos setores industriais e promover a inovação.
Garantir o acesso igualitário e de qualidade à educação técnica, profissional e superior para todas as mulheres e homens, e aumentar substancialmente o número de jovens e adultos com competências técnicas e profissionais relevantes para o emprego, trabalhos dignos e empreendedorismo.
OUTROS ODS IMPACTADOS
A Fundação RESET contribuirá para outros ODS através de vários projetos e atividades multidisciplinares.
Proporciona oportunidades de emprego e promove o acesso a alimentos e ao aumento do rendimento.
Promove práticas agrícolas sustentáveis e aumenta o acesso a alimentos nutritivos.
Promove práticas agrícolas sustentáveis que reduzem a exposição a produtos químicos nocivos, melhorando o acesso a alimentos nutritivos.
Garante que as mulheres tenham igual acesso à terra, aos recursos e às oportunidades no sector agrícola
Cria oportunidades de emprego e aumentar a produtividade no sector agrícola.
Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos.
Promove o acesso a uma energia acessível, fiável, sustentável e moderna para todos, através da expansão das infra-estruturas e da atualização da tecnologia para o fornecimento de serviços energéticos modernos e sustentáveis para todos nas comunidades.
Promove práticas agrícolas sustentáveis de forma a reduzir os resíduos.
Promove práticas agrícolas sustentáveis que reduzam as emissões de gases com efeito de estufa, sequestrem carbono, melhorem a saúde dos solos e protejam a biodiversidade.
Proporciona meios de subsistência às comunidades locais, reduzindo assim o potencial de conflito em torno de recursos escassos, e promoverá a justiça através do cumprimento das leis e regulamentos locais e de práticas de gestão transparentes e responsáveis.
Promove de práticas agrícolas sustentáveis e da proteção dos recursos naturais.
Promove a criação de uma parceria entre vários intervenientes que mobilizará e partilhará conhecimentos, competências, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar as comunidades locais.