top of page
  • Foto do escritorFundação RESET

Relatório de Impacto | Rapid Response

Atualizado: 3 de jul.



A Fundação RESET implementou um estudo de avaliação de impacto dos resultados relativo ao projeto implementado em dois distritos de Cabo Delgado – Palma e Mocímboa da Praia - alinhado aos objetivos de desenvolvimento socioeconômico e responsabilidade social corporativa do TEPMA1.


O projeto teve como objetivo poder dar uma resposta rápida uma situação humanitária crítica, onde foram prestados apoios imediatos a 2.652 famílias em apenas 3 semanas. A solução, adaptada a um contexto sem precedentes, foi implementada através de uma equipe dedicada, superando desafios logísticos, de aquisição e restrições de segurança que impactaram significativamente a mobilidade. Demonstrando adaptabilidade e resiliência, o projeto expandiu seu alcance para 32 comunidades e 2.652 agricultores, superando o plano inicial. A presença nas comunidades envolveu um envolvimento direto, seleção de agricultores, distribuição de insumos e ferramentas, assistência técnica agrícola e acompanhamento à produção .



 

Os principais impactos do primeiro ano de intervenção


No primeiro ano do projeto, testemunhamos impactos significativos e transformadores em meio a desafios sem precedentes. Através de uma resposta rápida e eficaz, conseguimos prestar apoio imediato a 2.652 famílias enfrentando uma situação humanitária crítica. Este projeto envolveu 32 comunidades, garantindo a distribuição de insumos essenciais e a execução de atividades fundamentais para o sustento e recuperação das áreas afetadas.


Iniciado em um contexto pós-conflito desafiador, onde a fome prevalecia devido ao limitado acesso humanitário, o projeto obteve melhorias significativas. Os principais fatores positivos e respetivos impactos do projeto foram:


  • Resposta Rápida - Apoio imediato a 2.652 famílias em situação humanitária crítica, em apenas 3 semanas.

  • Desenho de Soluções Adaptadas as necessidades imediatas - Criação de soluções ajustadas a um contexto sem precedentes e implementação em tempo recorde.

  • Mobilização e Implementação - Montagem de uma equipe em 3 semanas para atuar na região, apesar da insegurança que afastava a maioria das empresas e organizações.

  • Adaptabilidade e Resiliência:

    • Mobilização de 32 comunidades e 2.652 agricultores, superando o plano inicial de nove comunidades com 2.000 agricultores.

    • Efetivação de compras, transporte e distribuição de insumos para as 2.652 famílias, com ajustes quase diários devido a restrições de segurança.

  • Presença Comunitária - Interação direta com as comunidades, seleção de agricultores, distribuição de insumos e ferramentas para 2.652 pessoas, e formalização de contratos, entre outras atividades relatadas.




 

Testemunhos diretos dos agricultores apoiados


Ana, de 42 anos, casada e mãe de cinco filhos, de uma comunidade do distrito de Mocímboa da Praia, depende exclusivamente da sua única fonte de renda - Agricultura. Devido aos conflitos regionais, ela e sua família perderam tudo, incluindo as reservas de sementes, tornando-se extremamente dependentes de doações humanitárias para alimentar sua família.


No entanto, após receber capacitação em práticas sustentáveis para a produção de diferentes culturas conseguiu aumentar significativamente a segurança alimentar da sua família. Na temporada agrícola de 2022/2023, com base no apoio do projeto conseguiu uma produção de mais de meia tonelada de produtos agrícolas, que foram armazenados e utilizados exclusivamente para alimentar a sua família.


Os participantes relataram, que com a intervenção conseguiram mitigar as perdas de colheita face ao conflito assim como através da capacitação e assistência técnica obter um aumento nos rendimentos das culturas. Essas técnicas incluíram aprimoramento na preservação de sementes, otimização da irrigação e facilidade no controle de ervas daninhas. As medidas preventivas como o uso rápido de pesticidas caseiros para controle imediato de pragas e cercas para proteger as culturas foram úteis e eficientes para combater as perdas e danos causados pelos conflitos.


7 visualizações

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page