top of page
  • Foto do escritorFundação RESET

Algodão para um futuro melhor

Atualizado: 3 de jul.



O projecto “Algodão para um futuro melhor” é fruto de uma parceria da SAN-JFS RESET, com a Fundação RESET, com a Cotton Made in Africa (CmiA) e com os produtores de algodão do Distrito de Cuamba e o Governo.


A maioria das zonas rurais de Cuamba e da província de Niassa tem difícil acesso à água, outros serviços básicos. A nível da Educação tem elevados níveis de analfabetismo em particular entre as raparigas e mulheres. A maioria das escolas existentes são construídas com material local, como é o exemplo da escola primaria de Khomane, a 23 Km da vila de Cuamba. Infelizmente as infra-estruturas escolares da região, apresentam instalações precárias e iluminação insuficiente para o ensino e aprendizagem, com cancelamento das aulas em dias chuvosos, e muitas dificuldades em atrair e reter alunos e professores, do corpo docente, do qual resulta em elevados níveis de abandono escolar.



No âmbito da sua responsabilidade social a JFS-RESET e a Fundação RESET em parceria com a comunidade desenhou e implementou uma intervenção integrada com enfoque no acesso à educação e à água na escola de Khomane, com o objectivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, para a redução do abandono escolar e do analfabetismo.


A obra começou em Setembro de 2023 e no dia 20 de Fevereiro de 2024 foi celebrada a abertura da nova escola e do fontanário de forma formal com a participação e entrega das autoridades da comunidade de Khomane. O projeto teve várias áreas de intervenção estruturais, entre as quais a eletrificação da escola através de painéis solares, a construção de 2 salas de aulas convencionais, construção de um bloco administrativo, um sistema de abastecimento de água (fontanário público), sanitários e um parque infantil. O projecto incluiu também uma componente de produção escolar, com a abertura de uma horta para o cultivo de frutas e legumes e de uma Machamba comunitária para a produção de algodão.



 

Contribuições e principais Impactos do Projeto


Com uma contribuição financeira de 75.000 Euro da Sra. Christl Otto da Fundação Aid by Trade - programa de cooperação comunitária da CmiA (CCCP), o investimento da SAN-JFS RESET na escola de Khomane está a beneficiar 430 alunos e alunas e os cerca de 3.500 residentes na aldeia de Khomane.


Em específico o fontanário está a contribuir significativamente para a melhoria das condições de vida dos residentes dos 4 povoados que compõem a Aldeia de Khomane que antes tinham que percorrer distâncias de10 Km a pé para poder ter acesso à água potável. O acesso à água e às latrinas melhoradas no estabelecimento escolar garantem melhores condições para o ensino-aprendizagem contribuindo para a retenção das raparigas na escola, como confirmado pelas próprias alunas da escola de Khomane.


Espera-se também que a horta escolar tenha um impacto positivo na nutrição de alunos e alunas e que a venda do algodão produzido na Machamba comunitária complemente as contribuições monetárias da comunidade para a manutenção do fontanário e da infraestrutura escolar a longo prazo.  


Este tipo de projetos pretendem amplificar a eficácia e fomentar transformações positivas e sustentáveis junto das comunidades mais desfavorecidas.



15 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page